Seja bem-vindo(a),

Este blog foi criado para compartilhar críticas, notícias, ideias e propostas para desenvolvimento e conquista de um IFS de qualidade e inovador. Vamos ter um processo eleitoral que definirá o próximo reitor do Instituto Federal de Sergipe, portanto é fundamental apresentar uma proposta de um grupo verdadeiramente comprometido com o serviço público eficiente e de qualidade. E este grupo apoia e acredita na candidatura do professor Ailton Ribeiro.
Ass: Movimento INOVE IFS

A eleição irá ocorrer. Fique por dentro do que realmente está acontecendo no IFS!



Reflexão sobre a manifestação do dia do centenário

A vida é interessante. A história é interessante. Existem valores, costumes e atitudes que se perdem com o tempo e parece que viram história. Valores como a honestidade que corruptos espalhados na nossa sociedade ignoram ou desconhecem. Costumes como o da boa vizinhança que intolerantes e pessoas de má fé fazem desaparecer do nosso dia-a-dia. Atitudes que antes foram consagradas como corajosas e democráticas, responsáveis por diversas conquistas das quais nos glorificamos até hoje, agora são tachadas de “baderna”.

Estamos nos referindo, é claro, ao manifesto realizado por um grupo de alunos no dia 23/09, dia em que ocorreu uma solenidade em comemoração ao centenário do ensino técnico e profissional no auditório do campus Aracaju. Os alunos exerceram a liberdade de expressão reivindicando seus direitos. Direitos básicos como os de alimentação, atividades culturais e desportivas e de educação. Direitos estes prometidos pela atual gestão do IFS e, realmente, não cumpridos. Pois, como é de conhecimento de todos, os alunos não têm refeitório, estão sem quadra esportiva há quase 3 anos e com uma série de disciplinas sem professor. E isto, não é pelo fato do IFS ser uma instituição pública e que todo serviço público é assim mesmo (como eles gostam de justificar), mas sim devido a ingerência e inoperância da atual gestão do IFS. Até porque existem outras instituições públicas como, por exemplo, o IFRN e o IFRJ, onde as coisas funcionam, os alunos têm quadra, têm refeitório, têm pesquisa, têm estágios, têm e realizam extensão, além de muitas outras coisas.

Demagogicamente, a atual gestão está rotulando os alunos (manifestantes) como imaturos e manipulados. Mas, será que são esses alunos que estão sendo manipulados ou aqueles que deveriam representar todo o corpo discente de nossa instituição é que estão se calando, manipulados ou iludidos com pequenas conquistas falsamente apoiadas pela atual gestão? Esta é outra questão que merece nossa reflexão. Fiquem atentos alunos!!!

Outra coisa interessante é que o DCE, no seu novissímo jornal, diz que os alunos do manifesto são manipulados por professores interessados em exercer cargos e funções gratificadas. Mas, na verdade são alguns professores e técnicos da atual gestão que não querem largar o osso de maneira nenhuma e, por isso, tentam somente agora mostrar serviço e influenciar erroneamente as representações dos discentes. Se pelo menos eles estivessem cumprindo direito suas responsabilidades, mas, definitivamente, não é o caso.

Apesar da tentativa da atual gestão de tachar o manifesto como “baderna” e de se colocar como vítima, queremos parabenizar os alunos que, democraticamente, reivindicaram seus direitos e sugerir aos demais que concordam com tais reivindicações e/ou aqueles que acreditam que a manifestação poderia ser melhor organizada que se unam e se mobilizem também. Calar-se significa tornar-se conivente com tudo que está acontecendo e com o que não está acontecendo, mas deveria estar. Além disso, não podemos admitir que um pequeno grupo de alunos fiquem só, lutando por interesses comuns e que, por isso, sejam envergonhados e intimidados.

Enfim, gostaríamos de alertar toda a comunidade (servidores e alunos) que esta tática de manipular alguns alunos e servidores para chegar ao poder foi, na verdade, utilizada pela cúpula desta atual gestão na eleição passada e, agora, eles estão querendo de novo nos enganar. Mas, desta vez eles não vão conseguir, pois estamos mais fortes e unidos e não vamos aceitar que um pequeno grupo de interesseiros gerenciem nossa instituição em proveito de poucos. Tomem uma ATITUDE!!!

Movimento Inove IFS

Nenhum comentário: